segunda-feira, 7 de abril de 2008

Por Que Ensinar Ciências?


O ensino das Ciências no ensino fundamental, em nosso país, tem sido relegado a um plano inferior, um plano de esquecimento, diríamos nós com mais acerto. As diferentes pesquisas feitas na área da educação levam sempre a um mesmo ponto: todos estão conscientes de que é necessário e fácil ensinar Ciências, mas ao mesmo tempo os professores se sentem inseguros, têm pouco material informativo, especialmente sobre as mais recentes aplicações da Ciência, os programas são pouco incentivadores e os objetivos de seu ensino não têm sido bem especificados, bem esclarecidos. O resultado é, então, melancólico: quase não se estudam as Ciências Físicas e Biológicas e as Geociências nos primeiros anos do 1º grau.
Será que todos aqueles que estão envolvidos no processo educativo estão conscientes de que nosso país irá parando aos poucos se não começarmos já, com um energia nunca vista antes, a levar nossos alunos a investigar, observar, formular hipóteses, errar por si,acertar e concluir, a fim de entenderem o mundo em que vivem exercitando-se desde cedo nos métodos científicos?
Piaget e Hunt afirmam que " só pelo manuseio da Ciência o ser humano se desenvolve integralmente, do mesmo modo que só os indivíduos integralmente desenvolvidos poderão trabalhar pelo bem-estar da sociedade à qual pertencem. Conscientes, então, dos problemas do mundo moderno, poderão agir positivamente como simples cidadãos livres ou como líderes."
(Nilda Bethlem, "Explorando as Ciências no Escola Primária").

Nenhum comentário: