quinta-feira, 10 de abril de 2008

PLANEJAMENTO



"O planejamento é um instrumento indispensável para a ação pedagógica, já que outro modo, seria impossível orientar o processo até os propósitos perseguidos - e uma proposta educativa deixa de sê-lo se não tratar de tornar realidade certas finalidades previamente trabalhadas" (Delia Zunino e Alicia de Pizani).
"Ao planejar, deve-se sonhar e é nesse instrumento chamado planejamento que os professores podem colocar o sonho das aprendizagens que desejam para o grupo de alunos com que atuam, materializando, no plano de trabalho, suas intenções".
"O planejamente nas ce da avaliação".
(Madalena Freire).
Toda aula começa muito antes do momento de entrar em classe. Algumas vezes é preciso gastar horas para organizar materiais e espaços. Em outras, bastam alguns minutos. Mas sempre existe um esforço de preparar o trabalho com os alunos.
Assim como não se levanta um prédio sem plantas e cálculos, não se constrói educação sem planejamento. A fórmula para planejar é simples. Primeiro definem-se os objetivos, pensando nos interesses e nas possibilidades do aluno. Depois o caminho para alcançá-los, com materias, espaços, técnicas e tempo disponíveis. Entre o primeiro e o último ponto é preciso caminhar muito, mas quem faz o percurso encontra a chave do sucesso.
OS DEZ MANDAMENTOS
1 - ESQUEÇA A BUROCRACIA: Acabou a idéia de que planejar é ir a reuniões chatas em que o professor se sente como um carimbador de papéis.
2 - CONHEÇA BEM O ALUNO: Para planejar, é preciso conhecer as condições e os intersses dos estudantes.
3 - FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA): O plano de ensino é um documento pronto, que serve de base para o planejamento. Já o planejamento é um processo. Ele deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma.
4 - ESTUDE MUITO PARA ENSINAR BEM: Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe.
5 - COLOQUE-SE NO LUGAR DO ALUNO: Quando pnsr numa aula, tente se colocar no lugar do aluno. Você deve saber se os temas trabalhados em sala sãio importantes do ponto de vista do aluno.
6 - DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE: Os critérios para estabelecer o que é mais importantes ensinar devem ser as necesidades e as dificuldades do aluno.
7 - PESQUISE EM VÁRIAS FONTES: Busque informações em livros, jornais, revistas, na internet ou em qualquer fonte ligada a seu plano de trabalho, sem preconceitos.
8 - USE DIFERENTS MÉTODOS DE TRABALHO.
9 - CONVERSE E PEÇA AJUDA, se necessário.
10- ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA: Analise o qu está ou não dando certo em seu trabalho e anote. Este é um modo prático de atualizar o planejamento.
DICAS:
USE E ABUSE DO QUADRO-NEGRO: O aluno é ativo na construção do conhecimento, mas o professor não está proibido de transmitir informações. Portanto, aulas expositivas continuam sendo importantes. E o quedro-negro não está abolido. Ele é um recurso eficiente.
NEM BOBO NEM MONSTRO: O professor que dá certo é aquele que usa a linguagem dos alunos e ao mesmo tempo é firme. Não adianta ser o queridinho e perder o papel de orientador. O professor deve estabelecer empatia com os alunos e, principalmente, respeitá-los.

Nenhum comentário: