quarta-feira, 23 de abril de 2008

PATRIARCA DA ECOLOGIA



Estudando história, sabemos que José Bonifácio de Andrade e Silva participou ativamente dos movimentos de independência que livraram o Brasil do poder de Portugal. Sua participação foi tão intensa, que José Bonifácio é considerado o PATRIARCA da INDEPENDÊNCIA.
O que, talvez, muitos não sabem é que esse político de grande importância para nossa história foi também o primeiro Ecologista Brasileiro.
Nascido em 13 de junho de 1763, na cidade de Santos (SP), José Bonifácio foi estudar em Portugal quando completou 20 anos de idade.
Retornando ao Brasil em 1819, com 56 anos de idade, José Bonifácio fez uma longa viagem pelo estado de São Paulo. E logo percebeu que as boas lembranças que guardava da infância já não correspondiam à realidade: deparou-se com os horrores da escravidão de negros trazidos da África, com a perseguição aos índios, com desmatamento e o desperdício de nossos recursos naturais. Começou, então, a pensar num projeto para valorizar a natureza do Brasil.
Mas, como era um político importante, não chegou a trabalhar nesse projeto. Foi aleito vice-governador de São Paulo e, em seguida, nomeado Ministro do Reino. Nos dois anos em que foi ministro, tramou e viu acontecer a independência do Brasil.
O patriarca da independência foi um dos maiores geólogos de sua época, um homem que teria preferido dedicar-se à ciência caso a política não o tivesse envolvido tanto.
Eis um pequeno trecho de um discurso de José Bonifácio, feito em 1823: "... nossas numerosas minas, por falta de trabalhadores ativos e instruídos, estão desconhecidas ou mal aproveitadas; nossas preciosas matas vão desaparecendo vítimas do fogo e do machado da ignorância e do egoísmo; nossos montes e encostas vão-se escalvando diariamente, e com o andar do tempo faltarão as chuvas fecundantes, que favorecem a vegetação e alimentam nossas fontes e rios... Virá então esse dia, terrível e fatal, em que a ultrajada natureza se ache vingada de tantos erros e crimes cometidos".
Com estas palavras podemos concluir que José Bonifácio era, também, um profeta.

Nenhum comentário: