quinta-feira, 17 de abril de 2008

O QUE PODEM E O QUE NÃO PODEM FAZER AS MÁQUINAS


Quem fala em Máquina Pensante ou não sabe o que é pensar ou não sabe o que é uma máquina. Uma máquina é um instrumento operado pelo homem. Se estiver em perfeita ordem, ela cumprirá eficientemente as instruções recebidas - com tanta efeciência quanto a do operador que a dirige. Ouvimos sempre: "As máquinas não se enganam". É claro que não; elas não fazem nada.
Seria ridículo negar o fantástico progresso atingido pelas máquinas e especialmente pelas máquinas eletrônicas, nos últimos anos.
É bem possível que a eletrônica venha a transformar radicalmente a nossa vida (já transformou, pois passamos mais tempo em frente ao computador do que falando com os familiares e amigos). Os motores de explosão também a alteraram. Só que não cometemos o erro de olhá-los sob uma visão antropomórfica. O "cérebro" de um computador moderno (dificilmente poderemos escapar destas falsas analogias) é um sistema tremendamente complicado, que pode chegar a ocupar uma sala inteira. Temos, dentro do crânio, em duas conchas de matéria, um sistema infinitamente mais complicado - um sistema não apenas mais complicado como ainda capaz de realizações que se colocam não só fora das possibilidades de um computador como além de qualquer coisa que possamos imaginá-lo capaz de fazer no mais remoto futuro.
Existe apenas um tipo de Máquina Pensante: Você.
(Charles Solomon)




Nenhum comentário: