segunda-feira, 7 de abril de 2008

O QUE ENTENDEMOS POR ESTUDOS SOCIAIS


O homem conseguiu, com seu trabalho, chegar ao desenvolvimento tecnológico que hoje podemos constatar. Atualmente ele sente que domina o Mundo através da técnica, mesmo correndo o risco de ser dominado por ela.
Quando analisamos a História da Humanidade constatamos que o Homem, inicialmente, temia a Natureza, mas a foi transformando pelo seu trabalho, segundo suas necessidades. Para sobreviver, o homem precisava atender a certas necessidades como: comer, vestir, beber, dormir, habitar. E para isto iniciou uma atividade de coleta e caça. Buscando um melhor desempenho nessas atividades, elaborou alguns instrumentos de trabalho como o arco, a flecha e o machado de pedra. E mais, começa a relacionar-se com outros homens seja na defesa de seus achados, seja no melhor desempenho dessas atividades. Ele foi elaborando a própria identidade no confronto com o Outro Homem e com o Mundo. Simultaneamente, o homem passou a elaborar a consciência de si, do outro homem e do mundo. Adquiriu consciência de suas possibilidades e de suas necessidades, passando a agir sobre a natureza.
Darcy Ribeiro denomina cultura a interação desses esforços de controle da natureza e ordenação das relações humanas. A cultura seria entendida como o "patrimônio simbólico dos modos padronizados de pensar e de saber que se manifestam: materialmente, nos artefatos e bens; através da conduta social; ideologicamente, pela comunicação simbólica e pela formulação da experiência social em corpos de saber, crenças e valores".
Para a compreensão do momento histórico em que vivemos se faz necessária uma análise e interpretação desse processo de transformação das relações com a natureza. A História estuda esse arcabouço cultural da humanidade através dos tempos eo faz criticamenet visando uma presença eficiente de cada homem em seu tempo.

Nenhum comentário: