domingo, 20 de abril de 2008

A MISSÃO DO PROFESSOR



Qual é minha missão como professor junto a este ser que me é confiado todos os dias?
Em geral, é difícil que um professor, um docente, possa trabalhar seriamente se não procura encontrar a resposta a esta pergunta. Essa resposta deve se adaptar a uma série de condições externas, tais como: a idade dos alunos; o ciclo de ensino em que estão; a série ou curso; condições sócio-econômicas (características sociais, econômicas e culturais); lugar em que está localizada a escola: centro de uma grande cidade, um bairro, um lugarejo, zona rural,etc.; as características do momento histórico que se está vivendo.
Isto se fundamenta numa visão do homem como ser histórico que se realiza no tempo. Crescer, portanto, significa ir se localizando com lucidez, no tempo e nas circunstâncias em que se vive, para chegar a ser verdadeiramente homem, isto é: indivíduo capaz de criar e transformar a realidade, em comunhão com seus semelhantes.
De acordo com isto, a função dp professor seria então:
- Dar às crianças instrumentos para a análise da realidade.
- Iniciá-las na experiência da reflexão e da ação em grupo.
Dar instrumentos para a análise da realidade, dentro de um aspecto desta realidade, aquela que levará os alunos a se conhecerem através do conhecimento dos outros homens em geral: de sua localidade, do seu tempo, de outras localidades, de outros tempos.
Enfim, a realidade do homem como sere histórico, criador de cultura.

Nenhum comentário: