quinta-feira, 10 de abril de 2008

Dedos e Contagens

Acredita-se que algumas tribos antigas usaram a contagem de base 2. Outras usavam a base 3. Ao se tornarem agricultores e construtores, os povos mais adiantados aumentaram seu limite de contagem. Muitos usaram os dedos dos pés e das mãos como referência, inventando números até 20.
Fosse qual fosse seu sistema de contagem , os mercadores das antigas civilizações empilhavam pedrinhas no chão para indicar os números contados. Provavelmente, tal uso deu origem ao dispositivo de cálculo denominado ábaco, que ainda se usa nos bazares orientais.
O uso de dispositivos para cálculos talvez tenha retardado o aperfeiçoamento dos números escritos, a partir dos quais se desenvolveram as idéias modernas da Aritmética.
O sistema que usamos atualmente - sistema de notação de clima posicional - tem a base 10. Não há, contudo, razão alguma - exceto, talvez, o número de dedos de ambas as mãos - para deixarmos de adotar a base 12 ou 20. Durante mais de metade da história da civilização os cientistas do Ocidente exprimiram frações em um sistema de notação posicional de base diferente, o complicado sistema "sexagesimal", desenvolvido pelos mosepotâmicos com a base 60.
Mesmos nos dias de hoje, com todos os nossos conhecimentos, seria imprudente julgar que chegamos a estágio definitivo no sistema de numeração. Não que tribos de bárbaros possam irromper das florestas e conquistar a Terra; mas há outros pagãos de natureza menos carnal: os robôs ou máquinas de calcular, que operam com interruptores elétricos, nas situações de "ligado" ou "desligado". Por isso, contam apenas dois números: 1 para "ligado" e 0 para "desligdo", tornando o homem cada vez mais dependente do sistema de contagem de base 2, ou binário.
(As Matemáticas - Biblioteca Científica Life).

Nenhum comentário: