quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Aprendendo a Ensinar






Recentemente, nossa escola foi contemplada com um laboratório de informática.
Ainda não estávamos conectados com a internet, mas os computadores estavam disponíveis para atividades básicas: digitação, impressão de textos, jogos, ...
Diariamente, durante o intervalo de almoço, eu costumava usar estes momentos ociosos para jogar no computador (agora, nestes momentos, eu navego na web).
Uma de minhas colegas gostou do que viu, se interessou em aprender e eu ensinei o que sabia de jogos. Ela está mais craque do que eu!
Agora que já nos foi disponibilizada a internet, Maria (minha colega) quiz alçar vôo nos seus conhecimentos de computação. Meu Deus! É como alfabetizar uma criança!
"Socorro". "Eu não mexi em nada e apareceu isto aqui". "Onde fica a letra B"? "Como faço para ler o resto do parágrafo?" Estas são umas das frases ditas aos gritos e em tom de desespero.
Calma! Respira fundo!
Fiz uma rápida viagem no tempo. Retornei para um pouco mais de uma ano atrás e me vi na mesma situação. Ensandecida com tanta coisa para aprender. Enlouquecendo a Celi e a Simone. Ah! Mas elas não piraram! Ao contrário! Foram pacientes, amigas dedicadas, companheiras de fé.
Então, por que não posso dedicar meus improdutivos minutos de descanso à colega?
Foi o que fiz: ensinei o que sabia com muita tolerância, respondi à todas as perguntas consideradas, pelos entendidos, como "idiotas", mas para os leigos são essenciais. E tudo isso gerou uma gorda recompensa: o sorriso de satisfação da Maria.
Meu próximo passo é atender a turma do turno da tarde que ficou sem professor de computação. Estou em cólicas! Mas tudo vai dar certo! Aguardem meu relato.

domingo, 28 de outubro de 2007

O maior espetáculo teatral: A vida.





















Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa se apoiar numa tríade: quem o vê, o que se vê, e o imaginado. O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, e nos tempos individuais e coletivos que se formam nesse espaço.
O teatro é uma Arte. O Teatro é vida. A Vida é um teatro.
Casa passagem terrena é uma peça teatral que encenamos. Ao nos dar a vida, Deus nos dá um personagem e para interpretá-lo, usamos de todo nosso talento. O talento nasce conosco. Para despertá-lo, não existe nenhuma mágica. É só buscá-lo dentro de nós mesmos, mantendo firme nossa força de vontade e trabalhando... trabalhando muito.
Cabe a nós fazer deste espetáculo um sucesso: seja ele um drama ou uma comédia. Aceitar nosso papel e encená-lo com amor e dedicação exige muito esforço, muita garra.
Nascemos com toda esta fibra e vamos aumentando , ou diminuindo, nossos valores, a cada dia que passa. Sonhamos, realizamos nossos sonhos, rimos, choramos, despertamos gargalhadas e/ou lágrimas. Desempenhar com louvor todas nossas tarefas teatrais depende de nós. A razão pela qual muitas pessoas nunca chegam ao auge do estrelato é porque se escondem na sombra de outros atores ou fogem para os bastidores.
"Uma das calamidades da vida é sonhar apenas quando estivermos dormindo... o homem mais pobre não é aquele sem dinheiro, é o homem sem sonhos." (Max L. Forman)

domingo, 21 de outubro de 2007

A arte de ensinar, fazendo do aprender uma arte.

Interessante o texto de Isaac Lewis, "A questão social do ensino", que diz, de uma forma geral, isto: O ensino pode ser considerado como uma doação do saber do professor ao aluno ou como uma proposta de participação de professores e alunos na busca da compreensão da realidade.
No meu leigo entender, o autor foi infeliz ao usar a palavra "doação". Ele exemplifica a pedagogia de doação como o antônimo da pedagogia de participação.
Eu já sincronizo as duas e a sinonímia é perfeita:
Na pedagogia de doação, o agente transmissor de conhecimentos usa de sua boa vontade para oportunizar aos alunos a aprendizagem, usa o coração como principal instrumento na realização de tão nobre tarefa. Encorpora a benevolência, a paciência e a perseverança.
Na pedagogia de participação, o professor e os alunos interagem no processo de aprendizagem. Quando um professor faz o que gosta e gosta do que faz, cativa o público alvo a tal ponto que todos têm o maior prazer de aprender, gerando, assim, uma aprendizagem com sucesso.
Dizem que todo o sistema educacional está à beira da falência, já pediu concordata. Não é verdade! Nem todo. Existem profissionais da educação que se dedicam de corpo e alma à prática da docência. Ao ser fechada a porta da sala de aula, os dissabores da vida particular ficam do lado de fora. Lá dentro só permanece os educandos e o educador usando a mesma casca de sempre, mas o miolo vem, todo dia, inédito, bem elaborado e com muito amor.

Poesia

A gente lê poesia, recita para a alma, se encanta, se enamora, chora, sorri.
Mas o que é poesia? Como definir esta pequena palavra?
Recorro à Web:
Poesia é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos.
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada como a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, não verbal).
Recorro às minhas emoções:
Poesia é viajar. E o itinerário desta viajem é descrito pela obra em verso: é ver o sol num dia cinzento, é satirizar o pitoresco, é aprovar o ridículo, é ver fontes cristalinas no deserto, é ver vida na morte.

Usando o Paint

Ao realizar a primeira atividade postada da disciplina "Artes Visuais", me deparei com uma novidade para mim: usar o paint. Nunca, na minha curta vida acadêmica, nem em vida nenhuma, tinha usado este instrumento de "criação".
Adorei!
Nos poucos momentos que tenho folga da atribulada vida que levo, vou lá e "brinco de criar". É emocionante! Esta é uma das maiores conquistas que adquiri até agora: Risco, rabisco, apago, pinto, apago novamente e, nestes momentos de "loucas criações", me exorcizo do estresse e recarrego minha alma com energias positivas, preparando-me para mais um dia de labuta.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Auto - Ajuda







Ultimamente ando meio perdida nas postagens do meu Protfólio. Não é falta de ânimo, talvez seja falta de experiência mesmo. E toda esta inexperiência tem me causado uma espécie de letargia. Mas vamos lá!


Estou envolvida em diversas atividades, lendo poesias, aprendendo sobre os mais diversos tipos de ARTES. Sinto-me grata pelo PEAD me oportunizar toda esta aprendizagem.


Mas hoje, e somente hoje, levei um "cutucão" e caí da cama que esta minha letargia me pôs a dormir: li um texto maravilhos que foi escrito em 360 A.C., e é eterno.




REVOLUÇÃO DA ALMA


Ninguém é dono de sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz, sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.


Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.


A razão de sua vida é você mesmo. A tua paz interior é a tua meta de vida, quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você. Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você.


Não coloque o objetivo longe demais de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje. Se andas desesperado por problemas financeiros, amorosos, ou de relacionamentos familiares, busca em teu interior a resposta para acalmar-te, você é reflexo do que pensas diariamente. Pare de pensar mal de você mesmo, e seja seu melhor amigo sempre.


Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor. Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você, e você estará afirmando para você mesmo que está "pronto" para ser feliz.


Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de esperar a felicidade sem esforços. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.


Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer. Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor. Nossa compreensão do universo ainda é muito pequena para julgar o que quer quer seja na nossa vida.


A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.
(Aristóteles)




segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Argumentos e Evidências.

Toda esta história de argumento e evidência provocou uma corrida desenfreada pelas páginas de diversos dicionários e em sites da net, tendo como conseqüência uma maior familiarização com estes dois verbetes.
Argumento é uma linha de raciocínio utilizada em um debate para defesa de um ponto de vista. O argumento é o elemento básico para a fundamentação de uma teoria.
Conforme minha pesquisa, descobri que o argumento tem quatro concepções:
1ª - Equivale à atividade raciocinante.
2ª - Toma-se como breve resumo de um discurso enfadonho.
3ª - Assume ainda o sentido de meio em que reside toda a força da argumentação.
4ª - Chama-se, também, argumento à sentença máxima em que se firma todo o vigor da dedução.
Tomás de Aquino definiu argumento como sendo um processo pelo qual a razão progride do conhecido para o desconhecido.

Evidência: Cárater de objeto de conhecimento que não comporta nenhuma dúvida quanto à sua verdade ou falsidade. A evidência acompanha os diversos tipos de assentimento, ligando-se, contudo, de maneira mais completa, à certeza.

Vou procurar dar um exemplo que indica, pelo menos para mim, que assimilei o significado dos objetos em estudo:
A Igreja não admite a reencarnação, defende a ressurreição, ou seja, os mortos voltam à vida. Usam de todos os argumentos para explicar a translação da alma, mas não apresentam nenhuma evidência.
O Kardecismo aceita a reencarnação como sendo a única forma de expiação do espírito. Se assim não fosse, como explicar que existam pobres e ricos, fortes e fracos, saúde e doença, ... Deus é Pai! Ele não é injusto, Ele nos dá quantas chances forem necessárias para podermos reparar nosso erros terrenos ou ajudar a reparar os de nosso irmãos de jornada. Mais uma vez a voz do povo vem carregada de sabedoria: Aqui se faz, aqui se paga.